1 de março de 2012

Homenagem aos blogueiros



Os blogueiros são a porta de entrada para o mundo da escrita.
Sempre gostei de escrever em blogs, mas lidava com o assunto de uma forma descontraída e tratava a postagem dos meus blogs como hobbie. Estava enganada!

Atualmente os blogs invadiram o mundo e se tornaram grandes aliados das pessoas. Eu não vou a uma livraria comprar livros sem antes dar uma olhadinha em resenhas sobre ele. Já chego à livraria sabendo os detalhes da capa, quem foi o designer, tudo sobre a editora, sobre a autora e muitas vezes chego, a saber, mais do que os próprios livreiros. Já vendi muitos livros em feiras de escolas por conta do meu vasto conhecimento adquiridos em blogs e no skoob.

É impressionante, o quanto aprendemos com os blogs. Falo em nome de todo escritor e de todo leitor. Para o escritor é maravilhoso ver seu livro dissecado e criticado tão detalhadamente e carinhosamente por leitores do país inteiro. Isso nunca aconteceria se deixássemos a divulgação por conta da grande mídia.

A internet nos possibilitou o contato com leitores e tenho certeza que isso mudou muito a rotina e a vida dos novos e já calejados escritores nacionais. Antes os escritores não gostavam de mostrar o rosto, porque esta intimidade poderia estragar a relação leitor x livro, por conta da imagem que o leitor cria a cerca do escritor.
Entretanto, hoje em dia, não se pode escrever um livro e ficar escondido em uma caverna, porque certamente será rejeitado pelos leitores. Nós queremos saber tudo sobre o livro, sobre a vida do escritor, sobre suas conquistas, sobre a vida da editora, sobre o funcionamento do mercado literário e etc. Essa troca é fundamental para o crescimento da literatura brasileira! Os tempos mudaram e as editoras precisam acompanhar este movimento, e creio que muitas estão pegando carona na calda do comenta de livros extraordinários que estão surgindo.

Se não fosse pelos blogueiros e leitores que postaram comentários em blogs, skoobs, facebook e twitter, eu não saberia o quanto meu livro precisaria mudar, ou o quanto estava bom. Li tantas resenhas curiosas, em que o leitor, ficou revoltado porque o livro era curto demais e por isso não estava satisfeito. Gostei tanto de ler as críticas que escrevi mais no segundo livro e preparei momentos especiais entre as amigas de Gabi.

O mais fascinante é :

Os blogueiros mudaram minha vida e os livros mudaram a vida dos blogueiros!

Beijinhos,


Carolina Estrella 

2 comentários:

  1. Carolina!
    Como você acredito que nosso papel como blogueiro é fascinante e aprendemos muito.
    Para os escritores e até mesmo editoras somos parceiros e divulgadores e a internet é a porta de entrada para o sucesso! Parabéns pela postagem.

    Passando para desejar um bom início de mês!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. "Para o escritor é maravilhoso ver seu livro dissecado e criticado tão detalhadamente e carinhosamente por leitores do país inteiro."
    Concordo muito! Graças a Deus a internet nos deu os blogs e seus leitores!
    Adorei o texto!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para Gabi!